sexta-feira, 30 de maio de 2014

A parte complicada do intercâmbio

Oi gente!!
Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre a adaptação fora de casa e o que mais faz falta.

Pois é, de repente nos vemos num país estranho há 8567 km de distância (distância entre Brasil e Irlanda) do que você conhece, que você só conhece pela internet, sem falar o idioma, sozinho...
Ai que medo!!

Mas essa pessoa aí, fui eu uma vez (e quem sabe você ou será você um dia).

Depois de achar seu cantinho numa acomadação que você dividirá com pessoas que também nunca viu na vida, parece que a saudade aumenta mais e mais a cada dia.

Calma!! Um dia você se acostuma.
Mas até lá, o coração fica bem apertado.
Aí a minha dica é, saia de casa. Isso aí.
Saia, mesmo que sozinha. Vá conhecer o bairro, os parques, pegue um livro e vá ler no parque.
Nada de ficar em casa assistindo filme triste (eu fiz isso e quase me joguei da janela. hahaha).
Pense que você está aqui por um determinado período, então, nada de passar esse tempo em casa na internet.

Aos poucos você vai conhecendo pessoas novas, novos lugares bons para ir somente para passar o tempo.

Gente, nesse momento também, vale lembrar que aquela pessoa que você conheceu semana passada pode parecer ser sua melhor amiga, mas fiquem ligados para não caírem em "papinho para boi dormir".
É muito normal nos sentirmos bem carentes de amigos, então colocamos nossas fichas muitas vezes nas pessoas erradas. A última que ouvi foi "Ah, você que faria tudo por você. ne?!" E 1 mês depois, a pessoa mostrou as garras.

Em algumas semanas você já estará de arriscando mais no idioma do país, aí é o momento de sair para conhecer gringo. Porque ninguém investiu em torno de 20mil reais para ficar falando português.
Mesmo com os erros que você ainda comete, não se intimide, afinal, muitos dos gringos que você irá conhecer não falam outro idioma que não seja o nativo.
Aí você está na vantagem.  :D

E gente, principalmente se você vir para a Europa, já tem que parar de pensar que Europeu (seja de qualquer país) é melhor que Brasileiro.

Já passei por situações que considero discriminatórias, porque os brasileiros tem essa atitude de abaixar a cabeça e falar amém para qualquer coisa que europeu pede (ou manda).
Nessas 2 ou 3 situações eu briguei, e ganhei, pois me coloquei no mesmo nível deles. E no final eles sabem que não são melhores do que a gente em nada.
(Uma das coisas que ainda escuto é "Você só fala português e inglês?" ao que eu respondo "Sim. E você fala inglês e... ?". Adoro esse momento que com o sorriso bem amarelo eles respondem "Ah não. Só falo inglês mesmo. Você ta melhor do que eu".)

Então lembre-se, por mais que você queira a experiência de um intercâmbio, você tem sua dignidade e sua casa no Brasil, sua família estará sempre de braços abertos para te receber de volta.

Você achará seu jeito de matar a saudade que está sentindo. Seja ligando para casa e chorando no telefone (ou skype), seja se jogando dentro de um pacote de chocolate, assistindo tv brasileira.... Mas uma coisa você tem que lembrar:
Essa é uma experiência ÚNICA, então não disperdice por medo ou inseguranças.


Quem sabe você ainda pode encontrar seu príncipe ou princesa.
Eu achei o meu! E to aqui torcendo para acontecer o mesmo com vocês!!!  ;)


Bjss e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário